pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEGE

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia

Alameda

Coordinators 2013/2014

Prof. Doutor  José Alberto Caiado Falcão de Campos

Overview

A necessidade de integração de competências de origem multidisciplinar em Engenharia e Gestão da Energia cresceu muito nas últimas décadas, em diversas áreas do tecido empresarial esseciais para o desenvolvimento sócio-económico.

O principal objectivo do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia é oferecer formação transversal nesta área do conhecimento,assegurando uma sólida base científica e capacidade de intervenção no tecido económico do país. Esta é uma área onde diversos Departamentos do Instituto Superior Técnico (IST) apresentam comprovadas competências reconhecidas tanto a nível nacional como internacional.

Objectives

O principal objectivo do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia é oferecer formação transversal nesta área do conhecimento, assegurando uma sólida base científica e capacidade de intervenção no tecido económico do país. O modelo e a estrutura adoptados para o Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia assentam nos seguintes princípios: 

? O Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia confere competências profissionais alicerçadas numa base científica sólida. 

? As áreas de Especialização constituem áreas de intervenção profissional relevantes; 

? Todas áreas de Especialização têm natureza multidisciplinar, ou seja conferem competências transversais às tradicionais especialidades da Engenharia; 

? As áreas de Especialização, no seu conjunto, têm uma abrangência que espelha o largo espectro de competências existente no IST;

Designed For

O curso destina-se a licenciados em Engenharia ou em Ciências da Engenharia.

A formação em Matemática, Física, Química e Materiais que os candidatos obtiveram nos ciclos de estudos com que se candidatam ao curso deverá ser, em âmbito e profundidade, equivalente à formação que se adquire nos primeiros ciclos de estudos de Engenharia no Instituto Superior Técnico.

Compete à Comissão Científica do curso, após análise curricular da formação anterior do candidato, decidir sobre a equivalência dessa formação.

Poderá a Comissão Científica do curso, caso a formação não seja considerada equivalente, decidir incluir no plano de estudos do candidato unidades curriculares propedêuticas necessárias para a obtenção do desejado nível de equivalência, não sendo essas unidades curriculares contabilizadas nos créditos mínimos requeridos para a conclusão do grau.

Employment

O curso de Engenharia e Gestão da Energia destina-se a formar profissionais capacitados para intervir no tecido económico do país em diversas áreas específicas, essenciais para o seu desenvolvimento. As áreas identificadas correspondem às Especializações oferecidas pelo curso (Combustíveis; Conversão de Energia; Eficiência Energética; Energia Nuclear; Energias Renováveis). A formação de profissionais com competências específicas nestas áreas, alicerçadas numa sólida formação científica, suportarão o desenvolvimento sócio-económico e contribuirão para que o estabelecimento da política energética do país seja devidamente suportado em análises técnico-económicas fundamentadas, sem descurar a análise de sustentabilidade das soluções apontadas.

The information contained in this page is the responsibility of the degree coordinator(s).