pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2007/2008  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Nuno Miguel Milheiro Alves Bento (ist153543)
State: Evaluated
Title: Analysis and Improvement of the Tamping Works Management on a Conventional Railway Network (inglês)
Summary: À medida que o negócio ferroviário evoluiu nas últimas décadas e o mercado se tornou
mais competitivo, as empresas começaram à procura de novas formas de melhorar a sua gestão e
assim colocarem-se na linha da frente deste mercado. Para isso, as empresas adoptaram novas
estratégias, inspiradas por novas abordagens e ajudadas por novas ferramentas tecnológicas. Foi
aqui que dois conceitos ganharam especial importância: maximização de recursos e minimização
de custos.
No que à via ferroviária diz respeito, a maximização de recursos é obtida quando esta está
a trabalhar sob condições óptimas, com uma perfeita geometria da via. Em vias balastradas, hoje
em dia a manutenção é levada a cabo maioritariamente pelo ?ataque? (Esveld, 2001) Assim, a sua
gestão assume um papel frontal na estratégia de manutenção.
Este texto vai fornecer uma análise à gestão dos trabalhos de ataque num determinado
?caso de estudo? e propor uma nova estratégia, respeitando os dois conceitos enunciados em
cima. Esta estratégia será acompanhada por medidas concretas para melhorar a gestão dos
trabalhos de ataque e no final irá resultar na estruturação de uma base de dados extensiva para
descrever a via, um software que gira a base da dados e uma ferramenta de ?ajuda a decisão? que
conduza o planeamento dos trabalhos de ataque ao longo dos próximos anos.
O desafio é encontrar uma estratégia que combine a maximização do rendimento dos
recursos com uma minimização do orçamento. Este texto vai tentar dar uma visão de como este
desafio pode ser alcançado.
Keywords: ataque, ferramenta de ajuda à decisão, gestão da manutenção

Discussion

Date of Discussion: 24-11-2008 09:00

Guidance

Advisor

Name: Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Category: Professor Auxiliar Convidado
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publication

Analysis and Improvement of the Tamping Works Management on a Conventional Railway Network (inglês), Nuno Miguel Milheiro Alves Bento, 2008,

( Extended Abstract 580KB Thesis 11,4MB)

This work is subject to Copyright