Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
|
Pedro Miguel da Silva Fonseca
(ist156573)
|
State:
|
Evaluated
|
Title:
|
A influência do desenho urbano na compreensão da sinistralidade rodoviária
|
Summary:
|
Em 2030, a morte com origem directa em acidentes rodoviários constituirá a quinta causa de morte em todo o mundo, pelo que são urgentes todos os esforços que visam o risco de acidentes. O desenho urbano constitui um dos instrumentos de combate, não só ao nível reactivo ? correcção de anomalias/deficiências ? mas, principalmente, ao nível prospectivo através da antecipação dos principais focos de problemas. Esta dissertação visa dar um contributo que ajude os agentes a melhorar falhas detectadas tendo em vista a adopção do desenho urbano como uma via de actuação transversal para a diminuição da sinistralidade rodoviária, desde a fase de planeamento e projecto (construção de infra-estruturas mais seguras e pensadas para os utilizadores mais desprotegidos), passando pela fase de operação e manutenção e, culminando, na análise posterior ao acidente ? onde o estudo do traçado viário e sua envolvente pode permitir a identificação das causas directas e indirectas do sinistro. Nesta última etapa, é focado o estudo de dois bairros da cidade de Lisboa, onde se faz uma análise maioritariamente qualitativa sobre a prevalência e localização dos acidentes tendo em atenção o tipo de malha urbana existente apresentando, sempre que possível, eventuais medidas correctivas para os problemas identificados.
|
Keywords:
|
Desenho urbano; segurança rodoviária; planeamento urbano; análise pós-acidente
|
Discussion
Date of Discussion:
|
25-10-2010 18:00
|
Guidance
Advisor
Name:
|
Maria Beatriz Marques Condessa
|
Category:
|
Professor Auxiliar
|
Affiliation:
|
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
|
Co-Advisor
Name:
|
Joao Gomes Morgado
|
Category:
|
Especialista
|
Affiliation:
|
Estradas de Portugal
|
Publication
A influência do desenho urbano na compreensão da sinistralidade rodoviária,
Pedro Miguel da Silva Fonseca,
2010,
(
Extended Abstract
231KB
Thesis
4,6MB)
This work is subject to Copyright
|