Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
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Francisco Fagulha Tolentino
(ist166838)
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State:
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Evaluated
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Title:
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Tabuleiros em duplo caixão misto aço-betão para linhas ferroviárias de alta velocidade . Estudo do comportamento dinâmico sob acções de trafego.
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Summary:
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O principal objectivo desta dissertação é estudar uma solução construtiva alternativa às pontes ferroviárias de alta velocidade tradicionais (caixão de betão pré-esforçado), tendo principal incidência na análise do comportamento dinâmico. Este estudo envolveu uma sistematização dos principais aspectos regulamentares a ter em conta no dimensionamento de pontes ferroviárias, nomeadamente no que se refere à quantificação das acções relacionadas com o tráfego e dos efeitos dinâmicos associados, às verificações a efectuar tendo em conta os aspectos relacionados com a segurança estrutural (amplificações dinâmicas), com a segurança da via e com o conforto dos passageiros. De entre as metodologias de análise numérica foram descritas muito sucintamente as metodologias com interacção ponte-comboio e sem interacção ponte-comboio. Para esta última foi descrita a sua forma de implementação e validação no programa de cálculo comercial SAP2000. Na principal aplicação da presente dissertação, foi efectuado o estudo do comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária com dupla acção mista, tratando-se de uma ponte constituída por dois caixões metálicos, uma laje de betão superior e laje inferior na zona dos apoios. As análises dinâmicas foram efectuadas para a passagem de diversos comboios em circulação na rede europeia de alta velocidade e dos comboios referentes ao High Speed Load Model A (HSLM-A). A resposta da ponte foi avaliada em termos da segurança estrutural, da segurança da via e do conforto dos passageiros.
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Keywords:
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Dinâmica de pontes ferroviárias, alta velocidade, resposta dinâmica
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Discussion
Date of Discussion:
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12-12-2011 14:30
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Guidance
Advisor
Name:
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Antonio Jose Luis dos Reis
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Category:
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Professor Catedrático
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Affiliation:
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Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
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Publication
Tabuleiros em duplo caixão misto aço-betão para linhas ferroviárias de alta velocidade . Estudo do comportamento dinâmico sob acções de trafego.,
Francisco Fagulha Tolentino,
2011,
(
Extended Abstract
562KB
Thesis
3,6MB)
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