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Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: João Ricardo Fernandes Lourenço Gaia Devesa (ist153505)
State: Evaluated
Title: Influence of Soil Stiffness on the Dynamic Behaviour of Bridges Traveled by High Speed Trains (inglês)
Summary: O desenvolvimento da rede de caminhos de ferro para comboios de alta velocidade trouxe novos problemas para estudo,no que diz respeito ao tráfego em pontes. As vibrações nestas estruturas devido à velocidade acima de 200km/h tornaram-se seriamente preocupantes devido ao perigo de ressonância. Assim, o recurso a análises dinâmicas em modelos numéricos de pontes é cada vez maior, pela sua fiabilidade, associada também a uma maior capacidade computacional.

O presente estudo enquadra-se nos objectivos do protocolo IST/RAVE de Maio de 2007, pretendendo apoiar o projecto da rede nacional ferroviária de alta velocidade com um conjunto de recomendações no dimensionamento de pontes. É objectivo estudar a influência da interação solo/estrutura no comportamento dinâmico de pontes,quando sujeitas a veículos de alta velocidade, com recurso a duas estruturas distintas. Diferentes modelos com inclusão do solo são criados onde se estudam, comparativamente ao modelo com apoios rígidos, os resultados de acelerações, deformações e esforços no tabuleiro das estruturas.

O estudo demonstra que a consideração do solo em modelos numéricos agrava o comportamento dinâmico das estruturas, daí ser importante a sua simulação.As acelerações são sempre mais elevadas nesses modelos,em alguns verificando-se o não cumprimento das disposições regulamentares. Também os esforços são mais severos nesses modelos.

A análise das frequências dos modelos validam a consideração da rigidez do solo, verificando-se uma forte relação entre estas e os resultados obtidos no comportamento das estruturas. Sugere-se,nas conclusões, um modo de futuramente se encararem análises dinâmicas simulando o solo,para que as respostas da estrutura sejam mais correctamente avaliadas.
Keywords: Interação solo/estrutura, Ressonância, Dinâmica estrutural, Rigidez do solo, Comportamento dinâmico, Pontes ferroviárias de alta velocidade

Discussion

Date of Discussion: 20-11-2008 09:00

Guidance

Advisor

Name: Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proenca
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publication

Influence of Soil Stiffness on the Dynamic Behaviour of Bridges Traveled by High Speed Trains (inglês), João Ricardo Fernandes Lourenço Gaia Devesa, 2008,

( Extended Abstract 5MB Thesis 18,4MB)

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