Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
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João Pedro Gamboia Fonseca
(ist154971)
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State:
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Evaluated
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Title:
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Pontes Ferroviárias Mistas Aço–Betão com Tabuleiro em Viga Contínua
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Summary:
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Nos dias que correm uma ponte ferroviária em estrutura mista aço-betão é uma solução extremamente competitiva. É uma solução desta natureza que constitui o caso de estudo neste trabalho. A ponte é do tipo ferroviária de via dupla com tabuleiro bi-viga e desenvolve-se ao longo de uma extensão de 220 m, a configuração estrutural é de viga contínua com vão tipo de 40 m. Para além das habituais verificações de segurança que se realizam, procede-se ainda a um estudo que aborda dois fenómenos específicos desta tipologia de pontes, que são a fadiga e a interacção via-estrutura. A análise da fadiga enquanto processo de iniciação e propagação de fissuras na estrutura causado pela acção de carregamentos cíclicos, segue uma metodologia simplificada indicada nas normas europeias. A análise da interacção via-estrutura enquanto distribuição dos esforços longitudinais, devidos à acção da temperatura, arranque, frenagem e acções verticais, segundo uma lei de comportamento não linear, consiste na elaboração de um estudo paramétrico. Os dados são provenientes de modelos numéricos de comportamento não linear solucionados através do método dos elementos finitos pelo programa de cálculo estrutural SAP2000®. O caso de estudo é também analisado da mesma forma. Resulta deste estudo a indicação de algumas recomendações de projecto.
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Keywords:
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ponte ferroviária, estrutura mista, fadiga, interacção via-estrutura, estudo paramétrico
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Discussion
Date of Discussion:
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27-05-2010 14:15
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Guidance
Advisor
Name:
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Antonio Jose Luis dos Reis
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Category:
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Professor Catedrático
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Affiliation:
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Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
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Publication
Pontes Ferroviárias Mistas Aço–Betão com Tabuleiro em Viga Contínua,
João Pedro Gamboia Fonseca,
2010,
(
Extended Abstract
484KB
Thesis
2,4MB)
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