Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
|
Manuel Bebiano de Brito Camacho Brando
(ist163034)
|
State:
|
Evaluated
|
Title:
|
Simulação do impacto da rede de alta velocidade no desempenho dos restantes operadores de transportes. A alta velocidade no corredor Lisboa-Porto
|
Summary:
|
A Alta Velocidade Ferroviária (AVF) é parte da Rede Transeuropeia de Transportes e, como tal, grandes investimentos têm sido (e serão) feitos na Europa desde o final da década de 1980. Apesar da atual crise económica, é expectável que Portugal vá prosseguir o seu projeto de AVF no médio a longo prazo. A introdução da AVF em Portugal poderá criar novas oportunidades e desencadear uma série de mudanças comportamentais no mercado interno. O principal objetivo da presente dissertação é modelar o comportamento estratégico dos operadores de transporte de passageiros que competem com AVF num corredor multimodal. Como tal, analisamos as possíveis mudanças nas estratégias dos operadores existentes após a entrada (hipotética) da AVF, aplicando a nossa metodologia para o caso de estudo da ligação entre Lisboa e Porto. Os resultados indicam que a metodologia proposta aqui é apropriada para simular o comportamento estratégico dos operadores diante de novos concorrentes num corredor multimodal. Após a otimização e de acordo com os nossos pressupostos, a AVF poderia duplicar os lucros estimados atualmente, enquanto que o transporte aéreo iria tentar minimizar as perdas, possivelmente colaborando com a AVF, evitando assim voos onerosos na ligação entre Lisboa e Porto. A AVF pode tornar-se uma ameaça ao comboio convencional, se não for permitida a licitação para a concessão da AVF ao operador atual. Finalmente, os autocarros são os principais beneficiados pois poderiam aumentar os preços dos bilhetes, aumentando headways, e ainda aumentar os seus lucros líquidos, apesar de uma certa perda da sua quota modal.
|
Keywords:
|
Alta Velocidade Ferroviária, Comportamento Estratégico, Competição, Teoria de Jogos
|
Discussion
Date of Discussion:
|
07-06-2013 10:00
|
Guidance
Advisor
Name:
|
Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura
|
Category:
|
Professor Auxiliar
|
Affiliation:
|
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
|
Co-Advisor
Name:
|
João António de Abreu e Silva
|
Category:
|
Prof Auxiliar Convidado
|
Affiliation:
|
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
|
Publication
Simulação do impacto da rede de alta velocidade no desempenho dos restantes operadores de transportes. A alta velocidade no corredor Lisboa-Porto,
Manuel Bebiano de Brito Camacho Brando,
2013,
(
Extended Abstract
684KB
Thesis
2,2MB)
This work is subject to Copyright
|