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Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
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António Miguel Gomes Mota Pinto de Abreu
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State:
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Evaluated
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Title:
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Influência do comportamento não linear na interacção solo-estrutura: aplicação ao caso de túneis
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Summary:
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O sismo Hyogoken-Nambu que atingiu o Japão em 1995 veio demonstrar a vulnerabilidade sísmica das estruturas subterrâneas modernas. Durante o sismo colapsaram mais de trinta pilares da estação subterrânea Dakai do Metropolitano de Kobe, num comprimento total de 110 m, que originou assentamentos superiores a 2,5 m ao nível da superfície. Este estudo tem como objectivo avaliar a influência do comportamento não linear quer do solo quer da estrutura na interacção solo-estrutura, aplicado ao caso do colapso da estação de Daikai. Foi também estudada a importância da interface solo-estrutura, no cálculo de esforços e deslocamentos na estrutura, bem como nas tensões do solo adjacente. Neste trabalho apresenta-se o enquadramento geral da estrutura da estação e do terreno envolvente, bem como uma revisão das análises numéricas efectuadas por outros autores sobre este caso de estudo. Recorreu-se ao programa ABAQUS, baseado no método dos elementos finitos, para simular o comportamento do solo através do modelo de Mohr-Coulomb, tendo as propriedades do solo sido calculadas recorrendo ao método linear equivalente, com o objectivo de ter em conta de forma simplificada o comportamento não linear do solo. O comportamento da estrutura foi simulado com o modelo bilinear. A acção sísmica utilizada foi registada em Port Island, a cerca de 3 km da estação, com um perfil de solo semelhante ao da estação. Foram analisadas as acelerações, distorções e esforços gerados pelo sismo, tendo em vista analisar a importância em considerar o comportamento não linear da estrutura na análise da vulnerabilidade sísmica das estruturas subterrâneas.
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Keywords:
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Daikai, Interacção Solo-Estrutura, ABAQUS, Método Linear Equivalente, Análise Não-Linear, Interface Solo-Estrutura
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Discussion
Date of Discussion:
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04-11-2013 11:00
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Guidance
Advisor
Name:
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Rui Pedro Carrilho Gomes
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Category:
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Professor Auxiliar
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Affiliation:
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Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
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Publication
Influência do comportamento não linear na interacção solo-estrutura: aplicação ao caso de túneis,
António Miguel Gomes Mota Pinto de Abreu,
2013,
(
Extended Abstract
1,9MB
Thesis
10,2MB)
This work is subject to Copyright
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