Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
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Sérgio Dias Vieira
(ist150630)
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State:
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Evaluated
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Title:
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Simulação do comportamento de tráfego em ambientes especifícos de circulação rodoviária: Análise da influência do atrito da superficie dos pavimentos
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Summary:
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Manter boas condições de aderência (atrito) é fundamental para garantir uma circulação segura. A aderência é influenciada por características como a textura do pavimento, agregados, tráfego passado, defeitos de superfície, condições climatéricas e contaminação da superfície dos pavimentos. Para assegurar circulação segura é essencial monitorizar o pavimento com equipamentos adequados.
Pela sua influência em algumas manobras, existem elementos de traçado cuja definição depende não só da velocidade e de outros elementos geométricos, mas também do coeficiente de atrito - o raio mínimo da curva circular em planta e a distância de visibilidade de paragem.
O objectivo deste trabalho é avaliar a influência das propriedades do pavimento na segurança de circulação. Para isso, recorreu-se ao programa de reconstituição de acidentes Pc-Crash. Foram simulados dois cenários com diferentes características de pavimento e velocidades de circulação distintas.
No primeiro caso foi construído um ambiente simples para validar os princípios subjacentes ao Pc-Crash e os resultados confirmam que o Pc-Crash utilizada os mesmos princípios das Normas de traçado.
No segundo caso, dois ambientes compostos foram simulados: um atravessamento urbano em meio rural onde foi observada a eficácia da aplicação de um revestimento anti-derrapante num traínel descendente em curva na aproximação a uma passagem de peões; a aproximação a um cruzamento semaforizado numa estrada nacional urbana para avaliar a melhoria conseguida com a reabilitação através da técnica de granalhagem. Em ambos os ambientes compostos verificou-se uma melhoria significativa na segurança de circulação em curva e especialmente na redução das distâncias de travagem.
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Keywords:
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Coeficiente de atrito, Distância de visibilidade de paragem, Norma de traçado, Raio mínimo de curva circular, Segurança em curva, Simulação de acidentes rodoviários
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Discussion
Date of Discussion:
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17-11-2009 11:00
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Guidance
Advisor
Name:
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Jose Manuel Coelho das Neves
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Category:
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Professor Auxiliar
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Affiliation:
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Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
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Co-Advisor
Name:
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Ana Isabel Capote Fernandes
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Category:
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Especialista
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Affiliation:
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CESUR
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Publication
Simulação do comportamento de tráfego em ambientes especifícos de circulação rodoviária,
Sérgio Dias Vieira,
2009,
(
Extended Abstract
672KB
Thesis
15,2MB)
This work is subject to Copyright
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