pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2011/2012  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Daniela Cristina Marinho Campos (ist156482)
State: Evaluated
Title: A problemática da segurança em Túneis. Reabilitação do Túnel de Montemor
Summary:        Um túnel é uma passagem subterrânea que permite vencer barreiras naturais e criar vias de comunicação (estradas, linhas de caminho de ferro, etc). Com o passar dos anos, a construção de túneis tornou-se corrente, sendo que a sua relevância, tanto ao nível ambiental como económico, aumentou exponencialmente. Combinando estes factores com os acidentes ocorridos em túneis e as consequências dos mesmos, nos últimos 30 anos, surgiu a Directiva n.º 2004/54/CE, regulamentando a problemática da sua exploração.
Em Portugal, a implementação da mesma, com o Decreto-Lei n.º 75/2006 gerou a requalificação e avaliação dos túneis no país.
Esta dissertação insere-se neste contexto, com o intuito não só de apresentar todas as variáveis inerentes à problemática da segurança em túneis, incluindo a abordagem da ferramenta base de avaliação da mesma, as análises de risco, como mostrar um exemplo prático, através do Projecto de Beneficiação do Túnel de Montemor, da aplicação do Decreto.
O trabalho abordará diferentes variáveis ao nível da segurança assim como, através da avaliação da resistência do túnel ao incêndio, a problemática geotécnica inerente à realização de uma avaliação de segurança estrutural de um túnel.
Keywords: Túnel, Decreto-Lei n.º 75/2006, Análise de Risco, Túnel de Montemor, Resistência aos incêndios

Discussion

Date of Discussion: 19-10-2012 17:00

Guidance

Advisor

Name: Alexandre da Luz Pinto
Category: Prof Auxiliar Convidado
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publication

A problemática da segurança em Túneis. Reabilitação do Túnel de Montemor, Daniela Cristina Marinho Campos, 2012,

( Extended Abstract 1,4MB Thesis 12,3MB)

This work is subject to Copyright