pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2007/2008  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Ana Margarida da Costa Ricardo (ist153432)
State: Evaluated
Title: Caracterização do escoamento turbulento em canais com vegetação emersa rígida: Aplicação ao estudo da resistência hidráulica
Summary: A vegetação emersa que recobre as planícies de inundação, as margens dos leitos menores e as zonas húmidas, desempenha um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas fluviais. Para estudar a resistência neste tipo de escoamentos é necessário recorrer a uma formulação das equações de conservação de quantidade de movimento e de massa que incorporem explicitamente a heterogeneidade espacial do escoamento.

Os objectivos desta dissertação são i) caracterizar e quantificar o escoamento no interior de zonas povoadas e ii) quantificar as forças, por unidade de área, que o escoamento exerce nas hastes e no fundo do canal.

Para concretizar este objectivos, simulou-se, em laboratório, um leito sem vegetação que permitiu, por comparação de resultados, avaliar as alterações induzidas pela presença de vegetação em dois ensaios com diferentes densidades de hastes. Nos ensaios mediram-se campos de velocidades instantâneas recorrendo ao sistema de medição não intrusiva Particle Image Velocimetry (PIV). O tratamento dos dados foi efectuado com a metodologia Double-Average, devido à grande heterogeneidade do escoamento.

Este trabalho permitiu concluir que a aplicação da metodologia Double-Average requer um número elevado de perfis médios ou uma criteriosa distribuição desses perfis para caracterizar adequadamente a heterogeneidade do escoamento.

Os resultados obtidos permitiram concluir que as tensões dispersivas, nomeadamente as tensões normais longitudinais e de corte, não são, em geral, desprezáveis face às tensões de Reynolds. A análise do valor das tensões dispersivas normais longitudinais providencia argumentos para explicar, parcialmente, o aumento do coeficiente de arrastamento das hastes com o aumento da densidade de hastes.
Keywords: Vegetação emersa rígida, resistência ao escoamento, PIV, metodologia double-average

Discussion

Date of Discussion: 20-11-2008 14:30

Guidance

Advisor

Name: Rui Miguel Lage Ferreira
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Co-Advisor

Name: Mario Jorge Rodrigues Pereira de Franca
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Publication

Caracterização do escoamento turbulento em canais com vegetação emersa rígida, Ana Margarida da Costa Ricardo, 2008,

( Extended Abstract 779KB Thesis 41,8MB)

This work is subject to Copyright