Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
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Mariana Fragoso de Rhodes Baião
(ist153452)
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State:
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Evaluated
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Title:
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Sinistralidade rodoviária urbana: Caso de estudo do Montijo
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Summary:
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Portugal tem tido um desempenho muito satisfatório na redução do número de mortos em acidentes rodoviários na última década. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar os objectivos estabelecidos para os países da União Europeia. Depois de se terem obtido resultados a nível nacional, importa levar o estudo e as exigências a um nível mais detalhado, que corresponde ao Concelho. Nesse sentido, este documento pretende estudar a sinistralidade rodoviária a nível municipal, tendo como base o caso de estudo do Concelho do Montijo. Foi elaborada uma análise ao estado da arte na detecção de pontos negros e das medidas aplicadas na sua correcção em vários países. Na análise de sinistralidade para o caso do Montijo utilizou-se o indicador de gravidade actualmente em vigor criado pela Associação Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Contudo, pareceu adequado desenvolver um novo, que foi calculado através de custos dos acidentes. Foram detectadas 13 ruas como pontos negros no Montijo. Após a análise das suas características da sinistralidade, optou-se por estudar possíveis soluções para sua correcção integrando-as no âmbito de uma política de medidas de acalmia de tráfego. Entende-se que se se reduzirem as velocidades de circulação e se se conseguir controlar os volumes de tráfego, uma parte significativa dos acidentes e das suas vítimas pode vir a ser evitada.
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Keywords:
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Sinistralidade rodoviária, sinistralidade urbana, pontos negros, acalmia de tráfego, indicador de gravidade
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Discussion
Date of Discussion:
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11-11-2010 19:00
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Guidance
Advisor
Name:
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Joaquim Jorge da Costa Paulino Pereira
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Category:
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Professor Associado
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Affiliation:
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Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
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Publication
Sinistralidade rodoviária urbana,
Mariana Fragoso de Rhodes Baião,
2010,
(
Extended Abstract
505KB
Thesis
8,9MB)
This work is subject to Copyright
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