|
Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
|
João Ricardo Fernandes Lourenço Gaia Devesa
(ist153505)
|
State:
|
Evaluated
|
Title:
|
Influence of Soil Stiffness on the Dynamic Behaviour of Bridges Traveled by High Speed Trains (inglês)
|
Summary:
|
O desenvolvimento da rede de caminhos de ferro para comboios de alta velocidade trouxe novos problemas para estudo,no que diz respeito ao tráfego em pontes. As vibrações nestas estruturas devido à velocidade acima de 200km/h tornaram-se seriamente preocupantes devido ao perigo de ressonância. Assim, o recurso a análises dinâmicas em modelos numéricos de pontes é cada vez maior, pela sua fiabilidade, associada também a uma maior capacidade computacional.
O presente estudo enquadra-se nos objectivos do protocolo IST/RAVE de Maio de 2007, pretendendo apoiar o projecto da rede nacional ferroviária de alta velocidade com um conjunto de recomendações no dimensionamento de pontes. É objectivo estudar a influência da interação solo/estrutura no comportamento dinâmico de pontes,quando sujeitas a veículos de alta velocidade, com recurso a duas estruturas distintas. Diferentes modelos com inclusão do solo são criados onde se estudam, comparativamente ao modelo com apoios rígidos, os resultados de acelerações, deformações e esforços no tabuleiro das estruturas.
O estudo demonstra que a consideração do solo em modelos numéricos agrava o comportamento dinâmico das estruturas, daí ser importante a sua simulação.As acelerações são sempre mais elevadas nesses modelos,em alguns verificando-se o não cumprimento das disposições regulamentares. Também os esforços são mais severos nesses modelos.
A análise das frequências dos modelos validam a consideração da rigidez do solo, verificando-se uma forte relação entre estas e os resultados obtidos no comportamento das estruturas. Sugere-se,nas conclusões, um modo de futuramente se encararem análises dinâmicas simulando o solo,para que as respostas da estrutura sejam mais correctamente avaliadas.
|
Keywords:
|
Interação solo/estrutura, Ressonância, Dinâmica estrutural, Rigidez do solo, Comportamento dinâmico, Pontes ferroviárias de alta velocidade
|
Discussion
Date of Discussion:
|
20-11-2008 09:00
|
Guidance
Advisor
Name:
|
Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proenca
|
Category:
|
Professor Auxiliar
|
Affiliation:
|
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
|
Publication
Influence of Soil Stiffness on the Dynamic Behaviour of Bridges Traveled by High Speed Trains (inglês),
João Ricardo Fernandes Lourenço Gaia Devesa,
2008,
(
Extended Abstract
5MB
Thesis
18,4MB)
This work is subject to Copyright
|