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Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Sérgio Dias Vieira (ist150630)
State: Evaluated
Title:    Simulação do comportamento de tráfego em ambientes especifícos de circulação rodoviária: Análise da influência do atrito da superficie dos pavimentos
Summary: Manter boas condições de aderência (atrito) é fundamental para garantir uma circulação segura. A aderência é influenciada por características como a textura do pavimento, agregados, tráfego passado, defeitos de superfície, condições climatéricas e contaminação da superfície dos pavimentos. Para assegurar circulação segura é essencial monitorizar o pavimento com equipamentos adequados.

Pela sua influência em algumas manobras, existem elementos de traçado cuja definição depende não só da velocidade e de outros elementos geométricos, mas também do coeficiente de atrito - o raio mínimo da curva circular em planta e a distância de visibilidade de paragem.

O objectivo deste trabalho é avaliar a influência das propriedades do pavimento na segurança de circulação. Para isso, recorreu-se ao programa de reconstituição de acidentes Pc-Crash. Foram simulados dois cenários com diferentes características de pavimento e velocidades de circulação distintas.

No primeiro caso foi construído um ambiente simples para validar os princípios subjacentes ao Pc-Crash e os resultados confirmam que o Pc-Crash utilizada os mesmos princípios das Normas de traçado.

No segundo caso, dois ambientes compostos foram simulados: um atravessamento urbano em meio rural onde foi observada a eficácia da aplicação de um revestimento anti-derrapante num traínel descendente em curva na aproximação a uma passagem de peões; a aproximação a um cruzamento semaforizado numa estrada nacional urbana para avaliar a melhoria conseguida com a reabilitação através da técnica de granalhagem. Em ambos os ambientes compostos verificou-se uma melhoria significativa na segurança de circulação em curva e especialmente na redução das distâncias de travagem.
Keywords: Coeficiente de atrito, Distância de visibilidade de paragem, Norma de traçado, Raio mínimo de curva circular, Segurança em curva, Simulação de acidentes rodoviários

Discussion

Date of Discussion: 17-11-2009 11:00

Guidance

Advisor

Name: Jose Manuel Coelho das Neves
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Co-Advisor

Name: Ana Isabel Capote Fernandes
Category: Especialista
Affiliation: CESUR

Publication

   Simulação do comportamento de tráfego em ambientes especifícos de circulação rodoviária, Sérgio Dias Vieira, 2009,

( Extended Abstract 672KB Thesis 15,2MB)

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