pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2009/2010  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: João Filipe Bragança de Miranda Pinheiro (ist153536)
State: Evaluated
Title: Eurocódigo 8  - Classe de Ductilidade Alta (DCH): Análise das Prescrições do EC8 Aplicadas a Edifícios de Betão Armado
Summary: A acção sísmica é uma das acções mais importantes a considerar no dimensionamento de estruturas, tornando-se fundamental analisar os efeitos desta acção da forma mais correcta e precisa, assegurando uma adequada resposta das estruturas. Com este intuito, foi desenvolvida uma nova norma sísmica Europeia para o dimensionamento de estruturas, o Eurocódigo 8 (EC8). Esta nova norma virá substituir parte da actual regulamentação portuguesa (RSA e REBAP) após um período inicial de transição, no qual nos encontramos.
A aplicação prática desta nova regulamentação apresenta um significativo desafio, uma vez que algumas prescrições são de difícil interpretação e aplicação. Ao contrário da regulamentação vigente, os Eurocódigos tratam a acção sísmica em separado das restantes.
A presente dissertação tem como principal objectivo a comparação entre a Classe de Ductilidade Média (DCM) e Alta (DCH), analisando as prescrições presentes no EC8 para um edifício de betão-armado.
Constata-se que a complexidade do processo de cálculo aumentará significativamente o esforço do projectista, quer em tempo quer em dificuldade de concepção e dimensionamento, para a classe DCH.
Ao contrário do que seria expectável, a classe DCH é susceptível de conduzir em alguns casos a elementos de maiores dimensões do que se se aplicasse a classe DCM.

Keywords: Eurocódgo 8, Capacity Design, Ductilidade, DCH

Discussion

Date of Discussion: 29-10-2010 11:00

Guidance

Advisor

Name: Mario Manuel Paisana dos Santos Lopes
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publication

Eurocódigo 8  - Classe de Ductilidade Alta (DCH), João Filipe Bragança de Miranda Pinheiro, 2010,

( Extended Abstract 365KB Thesis 4,8MB)

This work is subject to Copyright