pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2010/2011  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Pedro Filipe Lopes Caetano (ist156564)
State: Evaluated
Title: Propostas de intervenção para carreiras de transportes colectivos em troços de reduzida velocidade comercial
Summary: Este trabalho tem como objectivo principal estudar os aspectos que podem reduzir a velocidade comercial, a fim de elaborar medidas que possam ser aplicadas para a maximizar. Com esse objectivo e com a ajuda da Rodoviária de Lisboa, a Avenida de Moscavide em Moscavide foi escolhida para ser estudada. Um modelo de Microssimulação foi construído para simular a Avenida de Moscavide, os serviços de autocarro, trânsito, peões, estacionamento em segunda fila e operações de carga/descarga. De seguida, foram testadas várias medidas potenciais neste modelo, como a redução da distância entre as paragens, a variação da duração das paragens, a variação dos volumes de tráfego, a variação dos fluxos de peões, e a incidência do estacionamento em segunda fila e das operações de cargas/descargas. Os resultados obtidos mostraram que os fluxos de peões, o estacionamento em segunda fila e as cargas/descargas têm um forte impacto na velocidade comercial. Pelo que, uma forte redução ou eliminação dessas restrições implica mudanças até 42% na velocidade comercial. Por outro lado, a redução da distância entre paragens de 500m a 250m reduz a velocidade comercial em 14%. Neste trabalho são discutidos estes resultados e as implicações que eles podem ter sobre a concepção de medidas e políticas destinadas a aumentar a velocidade comercial.
Keywords: Microssimulação, Velocidade Comercial, Autocarro, Eficiência Energética

Discussion

Date of Discussion: 24-10-2011 10:00

Guidance

Advisor

Name: Joao Antonio de Abreu e Silva
Category: Prof Auxiliar Convidado
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publication

Propostas de intervenção para carreiras de transportes colectivos em troços de reduzida velocidade comercial, Pedro Filipe Lopes Caetano, 2011,

( Extended Abstract 433KB Thesis 2,3MB)

This work is subject to Copyright