pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2011/2012  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: André Filipe Silveira Castanho (ist156014)
State: Evaluated
Title: Avaliação experimental do conforto pedestre em ambiente urbano.
Summary:
A ação do vento em torno dos edifícios depende não só da rugosidade do solo como também da geometria do edifício, da disposição dos edifícios vizinhos e da direção do vento. Em consequência, podem encontrar-se zonas de turbulência (porventura intensa), deflexões acentuadas do escoamento em zonas de mudanças bruscas de geometria − cantos, arestas, saliências, reentrâncias –, e acelerações fortes devidas ao confinamento do escoamento. Especial atenção deve ser dada a estes efeitos localizados, sobretudo quando estão em causa zonas onde o conforto, ou mesmo a segurança pedonal, podem ficar comprometidos.
O objetivo do trabalho consiste na avaliação experimental em túnel de vento da influência da disposição dos edifícios em ambiente urbano no conforto pedestre. Foi realizada uma campanha experimental sobre um modelo em escala reduzida constituído por um conjunto de 9 edifícios paralelepipédicos numa malha regular de 3x3. Simulou-se uma camada limite com perfil urbano para o escoamento incidente e procedeu-se à identificação das zonas de potencial desconforto pelo método das figuras de erosão, permitindo avaliar o campo de velocidades do escoamento ao nível do solo. Complementarmente, foram realizados ensaios com anemómetros de fio quente para determinar velocidades em zonas predefinidas. Alguns destes resultados experimentais foram comparados com resultados numéricos de CFD (Computational Fluid Dynamics) realizados num estudo anterior. Testaram-se diferentes relações entre alturas dos edifícios e larguras dos arruamentos tendo sido identificadas as disposições de edifícios mais gravosas. Foi assim possível obter um melhor conhecimento sobre o impacto da geometria e disposição dos edifícios no conforto pedestre.
Keywords: Conforto pedestre, ambiente urbano, método das figuras de erosão, túnel de vento, anemómetro de fio quente

Discussion

Date of Discussion: 30-11-2012 17:00

Guidance

Advisor

Name: Maria da Glória de Almeida Gomes
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Co-Advisor

Name: Fernando Marques da Silva
Category: Investigador Auxiliar
Affiliation: LNEC

Publication

Avaliação experimental do conforto pedestre em ambiente urbano., André Filipe Silveira Castanho, 2012,

( Extended Abstract 1,2MB Thesis 7,7MB)

This work is subject to Copyright