pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2012/2013  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Manuel Bebiano de Brito Camacho Brando (ist163034)
State: Evaluated
Title: Simulação do impacto da rede de alta velocidade no desempenho dos restantes operadores de transportes. A alta velocidade no corredor Lisboa-Porto
Summary: A Alta Velocidade Ferroviária (AVF) é parte da Rede Transeuropeia de Transportes e, como tal, grandes investimentos têm sido (e serão) feitos na Europa desde o final da década de 1980. Apesar da atual crise económica, é expectável que Portugal vá prosseguir o seu projeto de AVF no médio a longo prazo. A introdução da AVF em Portugal poderá criar novas oportunidades e desencadear uma série de mudanças comportamentais no mercado interno. O principal objetivo da presente dissertação é modelar o comportamento estratégico dos operadores de transporte de passageiros que competem com AVF num corredor multimodal. Como tal, analisamos as possíveis mudanças nas estratégias dos operadores existentes após a entrada (hipotética) da AVF, aplicando a nossa metodologia para o caso de estudo da ligação entre Lisboa e Porto.
Os resultados indicam que a metodologia proposta aqui é apropriada para simular o comportamento estratégico dos operadores diante de novos concorrentes num corredor multimodal. Após a otimização e de acordo com os nossos pressupostos, a AVF poderia duplicar os lucros estimados atualmente, enquanto que o transporte aéreo iria tentar minimizar as perdas, possivelmente colaborando com a AVF, evitando assim voos onerosos na ligação entre Lisboa e Porto. A AVF pode tornar-se uma ameaça ao comboio convencional, se não for permitida a licitação para a concessão da AVF ao operador atual. Finalmente, os autocarros são os principais beneficiados pois poderiam aumentar os preços dos bilhetes, aumentando headways, e ainda aumentar os seus lucros líquidos, apesar de uma certa perda da sua quota modal.
Keywords: Alta Velocidade Ferroviária, Comportamento Estratégico, Competição, Teoria de Jogos

Discussion

Date of Discussion: 07-06-2013 10:00

Guidance

Advisor

Name: Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Co-Advisor

Name: João António de Abreu e Silva
Category: Prof Auxiliar Convidado
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Publication

Simulação do impacto da rede de alta velocidade no desempenho dos restantes operadores de transportes. A alta velocidade no corredor Lisboa-Porto, Manuel Bebiano de Brito Camacho Brando, 2013,

( Extended Abstract 684KB Thesis 2,2MB)

This work is subject to Copyright