pt_PT en_GB
Técnico Lisboa  >  Education  >  MEC  >  Dissertations  >  2012/2013  >  View Dissertation

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Ricardo Borges Simas Santana (ist155242)
State: Evaluated
Title: Modelação de processos de renovação de vias-férreas com recurso a ferramenta de micro-simulação. Caso de estudo: linha de alta velocidade Madrid-Sevilha
Summary: Este trabalho tem como principal objectivo avaliar o interesse da utilização de ferramentas de simulação como objecto auxiliar no planeamento de cenários de renovação em vias-férreas.
Os processos de manutenção e renovação de vias-férreas são necessários para controlar a qualidade dos elementos e garantir a segurança tanto dos passageiros como das composições.
A camada de balastro tem uma grande importância nas transmissões de esforços. É esta a primeira a necessitar de renovação integral. Em vias com tráfego elevado estas renovações são efectuadas sem interrupção deste, em regime noturno quando o tráfego é inferior ou inexistente. Em vias de alta velocidade a pontualidade é de extrema importância, pelo que a elaboração de um adequado planeamento de renovação deverá ser prioritária. Neste trabalho aborda-se o planeamento diário da renovação de um troço da linha de alta velocidade, aplicado ao caso de estudo da linha Madrid - Sevilha e a sua modelação através da ferramenta de micro-simulação Opentrack, criado para simulação e avaliação da capacidade de vias férreas. São ensaiadas três diferentes estratégias de renovação, com apoio na ferramenta de micro-simulação, e analisados os tempos de atrasos gerados para cada estratégia.

As estratégias são simuladas em diferentes horários de trabalho. De modo a variar o horário de trabalho haverá ajustamento no horário de interdição noturna que influenciará o tráfego.
As diferenças das estratégias e dos horários são analisadas em relação ao seu contributo para os atrasos gerados.
Numa fase final é efectuada uma aproximação a uma possível análise económica.

Keywords: Via-férrea, Alta velocidade, Linha Madrid - Sevilha, Opentrack, micro-simulação, renovação de balastro

Discussion

Date of Discussion: 28-11-2013 14:00

Guidance

Advisor

Name: Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Publication

Modelação de processos de renovação de vias-férreas com recurso a ferramenta de micro-simulação. Caso de estudo: linha de alta velocidade Madrid-Sevilha , Ricardo Borges Simas Santana, 2013,

( Extended Abstract 578KB Thesis 4,6MB)

This work is subject to Copyright