Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
|
Miguel Serrão Cordeiro
(ist149856)
|
State:
|
Evaluated
|
Title:
|
Análise do tráfego de veículos pesados em Portugal para o cálculo do factor de agressividade
|
Summary:
|
O estudo realizado nesta dissertação insere-se na área das infra-estruturas rodoviárias e suas condicionantes ao nível do tráfego de veículos pesados, nomeadamente pretende analisar o tráfego de veículos pesados em Portugal para o cálculo do factor de agressividade.
O factor de agressividade de uma dada via depende do efeito provocado pelo volume de veículos pesados e respectiva carga, recolhidos por uma estação de contagem e pesagem. O factor de agressividade é dependente do tipo de pavimento, do estado da via, do tipo de eixos dos veículos pesados e do eixo padrão para o qual foi projectada. Este último parâmetro é preponderante para o método de cálculo utilizando um eixo padrão simples.
Este trabalho tem como principal objectivo efectuar uma recolha e tratamento de dados de tráfego provenientes das estações de contagem e pesagem possíveis e existentes em Portugal, para servirem posteriormente à determinação do factor de agressividade através de vários métodos, quer nacionais quer estrangeiros. A abordagem à caracterização do tráfego é concluída com a comparação entre resultados e métodos de cálculo que utilizam características semelhantes.
Na dissertação foi possível obter o factor de agressividade através dos diversos métodos, estabelecer uma comparação entre estes e avaliar a influência da sua grandeza face ao regulamentado actualmente em Portugal.
|
Keywords:
|
Tráfego, Agressividade, Peso em movimento, Estação de contagem e pesagem, Peso por eixo, Veículo pesado
|
Discussion
Date of Discussion:
|
24-06-2010 09:00
|
Guidance
Advisor
Name:
|
Jose Manuel Coelho das Neves
|
Category:
|
Professor Auxiliar
|
Affiliation:
|
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
|
Publication
Análise do tráfego de veículos pesados em Portugal para o cálculo do factor de agressividade,
Miguel Serrão Cordeiro,
2010,
(
Extended Abstract
249KB
Thesis
1,7MB)
This work is subject to Copyright
|