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Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Miguel Pinto dos Santos Matias (ist156452)
State: Evaluated
Title: Avaliação e redução de vibrações mecânicas em pontes pedonais: O caso de estudo da Passerella Olimpica, em Turim
Summary: Desenvolvimentos nos últimos anos têm vindo a possibilitar a concepção de pontes pedonais mais esbeltas e flexíveis, sendo crescente o número destas estruturas que apresentam vibrações excessivas. As suas frequências próprias são normalmente próximas das acções dos peões, e a possibilidade de ocorrerem fenómenos de ressonância trouxe interesse acrescido às medidas de controlo de vibrações.
As acções induzidas pelos peões podem variar significativamente de indivíduo para indivíduo, sendo ainda assim necessário modelá-las matematicamente para as introduzir nos modelos numéricos das estruturas e determinar acelerações no tabuleiro. Estas acelerações são fortemente influenciadas pelo número de peões. Caso se verifiquem vibrações excessivas, os peões poderão sincronizar a sua passada com a vibração da estrutura, potenciando fenómenos de ressonância. Para o evitar, a regulamentação existente define limites máximos para acelerações do tabuleiro.
Apresentam-se alguns métodos expeditos que, simplificadamente, permitem calcular as acelerações no tabuleiro. No entanto, uma análise mais rigorosa só é possível recorrendo a modelos numéricos das estruturas.
A aplicação de Amortecedores de Massa Sintonizados (AMS?s) apresenta-se como uma medida eficaz na mitigação de vibrações numa determinada gama de frequências. Dado que a sua eficácia é fortemente reduzida quando a frequência da acção não se encontra próxima da frequência para a qual o AMS foi sintonizado, é frequente recorrer a sistemas de múltiplos AMS?s. Isto permite um controlo significativo das acelerações numa gama mais alargada de frequências.
Foram realizadas várias análises com diversos carregamentos dinâmicos num modelo teórico de uma estrutura simples e de uma ponte real, a Passerella Olimpica, em Turim.
Keywords: Acção do Peão, Aceleração, Amortecedor de massa sintonizado, Amortecedor de massa sintonizado multi-direccional, Ponte pedonal, Sincronização peão-estrutura, Vibração

Discussion

Date of Discussion: 29-03-2011 14:30

Guidance

Advisor

Name: Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proenca
Category: Professor Associado
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publication

Avaliação e redução de vibrações mecânicas em pontes pedonais: O caso de estudo da Passerella Olimpica, em Turim, Miguel Pinto dos Santos Matias, 2011,

( Extended Abstract 798KB Thesis 3,7MB)

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