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Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Dissertation

Details

Student: Marco dos Santos Neves (ist154979)
State: Evaluated
Title: Comportamento Dinâmico de Pontes Ferroviárias de Alta Velocidade: Efeito da Via Balastrada
Summary: Esta dissertação tem como principal objectivo, o estudo do comportamento dinâmico de pontes ferroviárias de alta velocidade, para diferentes metodologias de modelação da via balastrada. A amplificação dos efeitos dinâmicos está geralmente associada a fenómenos de ressonância decorrentes da circulação de comboios com uma velocidade superior a 200 km/h. Actualmente, várias normas europeias abordam estes aspectos e estabelecem critérios de segurança, estabilidade e conforto dos passageiros que podem ser garantidos consoante o tipo de via férrea utilizada. Para caracterizar o efeito da via férrea no comportamento dinâmico da ponte, geralmente recorre-se a modelos simplificados que permitem definir as propriedades resilientes dos elementos constituintes da via férrea, ou então, através de uma simples consideração da via como uma carga permanente, distribuída longitudinalmente ao longo do tabuleiro. No estudo de sensibilidade relativo à influência das propriedades de cada tipo de via férrea e no estudo comparativo das diversas metodologias é utilizado um modelo numérico de elementos finitos representativo de um viaduto contínuo com quatro vãos de comprimento 28.40 m. O cálculo da resposta dinâmica da estrutura foi obtido tanto estaticamente como dinamicamente. Nas análises estáticas foi utilizado o modelo de cargas LM71 afectado do respectivo coeficiente de amplificação dinâmico. Nas análises dinâmicas recorreu-se a cargas móveis e utilizaram-se vários comboios de alta velocidade Europeus e os modelos HSLM-A apresentados nas normas Europeias. Os resultados permitiram concluir que, para análises dinâmicas, o peso da via férrea influencia a resposta da estrutura contudo, as suas propriedades resilientes apenas têm influência para análises estáticas.
Keywords: Análise dinâmica; Ponte ferroviária de alta velocidade; Ressonância; Cargas móveis; Modelo simplificado de via balastrada; Modelo simplificado de via não balastrada

Discussion

Date of Discussion: 14-09-2010 11:00

Guidance

Advisor

Name: Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proenca
Category: Professor Auxiliar
Affiliation: Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publication

Comportamento Dinâmico de Pontes Ferroviárias de Alta Velocidade: Efeito da Via Balastrada, Marco dos Santos Neves, 2010,

( Extended Abstract 1MB Thesis 17,3MB)

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