Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
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Hugo Baleia Casal
(ist154917)
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State:
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Evaluated
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Title:
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Comportamento dinâmico de pontes ferroviárias de alta velocidade com via não balastrada
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Summary:
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A via não balastrada é já uma solução credível na Engenharia Ferroviária, demonstrando grande competitividade face à usual via balastrada. As grandes vantagens da via não balastrada têm sido a razão para a tendência de aplicação cada vez mais frequente deste tipo de vias em linhas e pontes ferroviárias de alta velocidade. Esta tendência é, em parte, uma consequência das maiores exigências impostas pela alta velocidade ferroviária, nomeadamente em termos da avaliação e controlo das vibrações induzidas pelo tráfego, razão pela qual a dissertação se centra no estudo do comportamento dinâmico de pontes com este tipo de via. No âmbito desta temática, a presente dissertação compreende um caso de estudo hipotético, no qual se analisa o comportamento dinâmico de um viaduto ferroviário de alta velocidade com via não balastrada Rheda 2000®. Deste modo, importa avaliar o grau de fiabilidade de diferentes modelos numéricos de elementos finitos utilizados para a representação do viaduto com a via-férrea e avaliar de que forma esse mesmo grau de fiabilidade afecta a resposta dinâmica obtida. Para tal, são consideradas duas alternativas diferentes para a inclusão da via férrea não balastrada no modelo numérico de elementos finitos do viaduto. Em acréscimo, alguns dos constituintes da via são sujeitos a um estudo paramétrico de modo a avaliar a sua influência no comportamento dinâmico da estrutura. Por fim, realiza-se um estudo complementar com o objectivo de avaliar a influência dos dois tipos de via ? via balastrada e via não balastrada ? no comportamento dinâmico da estrutura.
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Keywords:
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via não balastrada Rheda 2000®, ponte ferroviária de alta velocidade, análise dinâmica, cargas móveis, modelos numéricos de elementos finitos, via balastrada
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Discussion
Date of Discussion:
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14-09-2010 12:30
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Guidance
Advisor
Name:
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Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proenca
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Category:
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Professor Auxiliar
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Affiliation:
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Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
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Publication
Comportamento dinâmico de pontes ferroviárias de alta velocidade com via não balastrada,
Hugo Baleia Casal,
2010,
(
Extended Abstract
754KB
Thesis
7,5MB)
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