Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Dissertation
Details
Student:
|
João Pedro Runa Ferreira de Carvalho
(ist149178)
|
State:
|
Evaluated
|
Title:
|
Melhorar a mobilidade pedonal em cidades de orografia desfavorável. Caso de estudo da Encosta do Castelo
|
Summary:
|
A mobilidade pedonal e a sua integração com os outros modos de transporte é um tema cada vez mais fundamental e alvo de interesse do planeamento da mobilidade nos centros urbanos nos dias de hoje. É objectivo da presente dissertação compreender o impacto que a orografia do terreno tem na marcha a pé e no peão, com o horizonte de uma análise da integração de soluções, que permitam aumentar a eficácia e a comodidade das viagens neste âmbito. Tendo por base conhecimento sobre as alterações verificadas na velocidade e no consumo energético nestas condições e através da análise de boas práticas realizadas em diversos países, envolvendo a utilização de meios mecânicos de auxílio à mobilidade pedonal, complementada com a análise de soluções de produção de energia para estes meios, envolvendo, ou não, interacção com o peão, procedeu-se a uma avaliação dos projectos previstos pela Câmara Municipal de Lisboa para a Colina do Castelo de São Jorge, em Lisboa.
|
Keywords:
|
Mobilidade Pedonal, Consumo Energético, Percursos Assistidos
|
Discussion
Date of Discussion:
|
28-11-2012 15:00
|
Guidance
Advisor
Name:
|
Maria do Rosário Maurício Ribeiro Macário
|
Category:
|
Professor Auxiliar
|
Affiliation:
|
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
|
Publication
Melhorar a mobilidade pedonal em cidades de orografia desfavorável. Caso de estudo da Encosta do Castelo,
João Pedro Runa Ferreira de Carvalho,
2012,
(
Extended Abstract
972KB
Thesis
7,2MB)
This work is subject to Copyright
|